Faça Tua Parte Que EU Te Ajudarei! É Isto Assim Mesmo?

Publicado por em novembro 1, 2011 em Meditando na Palavra | 3 Comentários

stockvault-hand-washing103430

.

Caminhando Para Frente!

Tempo de Leitura deste Artigo:  Aproximadamente 10 minutos.

Faça Tua Parte Que EU Te Ajudarei! É Isto Assim Mesmo?

Muitas pessoas ao se referirem sobre algum assunto que envolve DEUS, dizem que essa frase foi dita pelo SENHOR. Por várias vezes já ouvi pessoas me dizerem que DEUS está falando isso para as pessoas: “Faça Tua Parte Que EU Te Ajudarei!”. Então pergunto: Será que DEUS realmente disse isso? E se disse, onde está escrito? Todas as vezes que queremos saber o que DEUS está nos dizendo, devemos consultar a Bíblia, pois ela é a “Palavra de DEUS”. A Bíblia é o único livro na humanidade em que encontramos escrito: “Assim diz DEUS, …”. Portanto,quando queremos saber a opinião de DEUS sobre qualquer assunto, devemos consultar a Bíblia, pois ela é o único material confiável para conhecermos a DEUS, a Sua vontade e Sua visão sobre as coisas desse mundo.

Sendo assim, quando alguém fala para mim que DEUS disse a frase que eu citei acima, eu respondo que na Bíblia não está escrito isso. Sim! É verdade! DEUS não disse essa frase. Porém, essa frase mostra um princípio de responsabilidade que devemos ter. E sim, DEUS deixou escrito na Bíblia esse princípio, e o deixou como algo essencial para nossa vida aqui. Então, na Bíblia não está escrito “Faça Tua Parte Que EU Te Ajudarei”, mas existe algo que DEUS disse que é muito semelhante a isso. Nós podemos encontrar esse ensino no livro de Josué no capítulo 1. O texto vai mostrar o SENHOR declarando instruções muito importantes a Josué. Essas instruções são totalmente válidas para nós, e podemos aprender muito com elas. Veja o texto bíblico:

1 – E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: (RC)

2 – Moisés, meu servo, é morto; agora levanta-te, passa esse Jordão, tu, e todo este povo, para a terra que eu estou dando aos filhos de Israel.

3 – Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vô-lo dei, como eu disse a Moisés. (TB)

4 – Os limites dessa terra serão os seguintes: ao sul, o deserto; e, ao norte, os montes Líbanos; a leste, o grande rio Eufrates e toda a terra dos heteus; e, a oeste, o mar Mediterrâneo. (NTLH)

5 – Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. (TB)

6 – Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. (RA)

7 – Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. (RC)

8 – Não se apartará da tua boca este livro da lei, mas meditarás nele de dia e de noite, para que cuides de fazer tudo o que nele está escrito. Então farás próspero o teu caminho, e serás bem sucedido. (TB)

Esse texto bíblico fala sobre herdar uma promessa dada por DEUS. Podemos ver que a promessa dizia a respeito de receber uma terra que seria a morada do povo israelita. Seria a terra onde se consolidaria a nação de Israel.

Vamos agora prestar atenção em alguns detalhes que interessam ao nosso assunto. Primeiro, analisando o versículo 2, vemos DEUS dizendo que é ELE quem está dando aquela terra para os israelitas. Com isso aprendemos que tudo o que podemos ter, vem das mãos de DEUS, vem da bondade DELE se manifestando em nossa vida. Tudo o que é bom vem de DEUS. A pessoa só pode receber algo por meio da bondade de DEUS. Contudo, ainda no versículo 2, vemos que DEUS disse a Josué: “Levanta-te e atravessa o rio Jordão”. Sendo assim, podemos aprender que DEUS deu, mas ainda assim, Josué deveria agir para receber. Levantar, atravessar o rio e povoar a terra que foi dada, era responsabilidade de Josué. Aprendemos aqui, que para experimentarmos coisas boas em nossa vida, existem duas partes. A parte de dar, que pertence a DEUS, e a parte de receber, que é responsabilidade nossa.

No versículo 3 vemos que DEUS colocou à disposição de Josué, todo o lugar que ele fosse. Às vezes ficamos esperando DEUS nos abençoar e fazer cair em nosso colo aquilo que desejamos. Mas aqui o texto ensina que tudo já está à disposição. Guarde isso: DEUS já liberou para nós todas as bênçãos que necessitamos. DEUS já fez a parte de nos abençoar com toda variedade de coisas boas que nos são necessárias nessa terra. ELE JÁ FEZ a Sua parte, já liberou a bênção em nosso caminho. Mas ELE também deixa claro no versículo 3 que é necessário colocar o pé no caminho, ou seja, é necessário caminhar para frente, pois só assim vamos encontrar o que ELE já nos deu.

Acontece que chegando ao versículo 4, DEUS diz que a terra que ELE dá tem limites. Eu acabei de afirmar acima que tudo está a nossa disposição. Sim, é isso mesmo. Tudo o que é bom, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo em que existe boa fama, tudo em que existe virtude está a nossa disposição. DEUS colocou sim limites para nós, e esses limites são as coisas em que existe pecado. Toda pessoa corre o risco de pecar contra si mesmo, contra os outros e contra DEUS. Se quisermos fazer algo que vá prejudicar a nós mesmos, ou a outros, ou é algo que ofende o padrão de boas maneiras criado por DEUS, então esse algo é pecado. Isso não devemos fazer. Esse é nosso limite. Porém, ser abençoado, caminhar em direção da bênção, em direção das boas promessas dadas por DEUS a nós, isto podemos fazer.

Muitas pessoas nunca tomam a atitude de fazer alguma coisa, porque não sabem se é da vontade de DEUS que elas façam. Aprenda isso: A vontade de DEUS é sempre boa, agradável e perfeita. Se o que você for fazer, não é algo que desobedeça a DEUS, e ainda seja bom e agradável não somente para você, mas para outros também, comece a considerar em fazer. Se o que você se propuser a fazer não for pecado contra você, nem outras pessoas, nem contra DEUS, então DEUS lhe dará a aprovação para fazer.

Continuando, no versículo 5 DEUS diz a Josué: “Ninguém poderá te resistir”. O texto não está dizendo que alguém vá fazer resistência a DEUS, mas está dizendo que não conseguirão fazer uma resistência que impeça a caminhada de Josué. É Josué quem deve caminhar e não DEUS. Isso significa que Josué não pode parar. Eu e você não podemos parar. A caminhada não é de DEUS, mas a caminhada é nossa. Porém, quando aparecerem dificuldades tentando nos impedir de continuar, elas não serão fortes o suficiente para nos resistir, para nos parar. E porque não serão? Porque DEUS vai estar conosco. O texto diz isso. Nunca vai nos deixar. ELE usa a palavra desamparar. Diz que não nos desamparará. Essa palavra tem o sentido de pegar pelo braço e deixar de pé aquele que está prosseguindo. Dar amparo. Traz o sentido de deixar firme, de fazer permanecer forte, de manter em pé a alguém. Certamente ELE vai estar conosco trazendo a força DELE, e assim, nos fazendo ser fortes de uma maneira sobrenatural em nossa caminhada, mas o ponto principal que vejo nesse versículo, é que ELE vai estar onde eu estiver. Ou seja, se eu ficar parado, ELE vai estar lá parado junto comigo. Se eu caminhar, então ELE caminhará comigo. Isso mostra que eu só posso contar com a força e a ajuda de DEUS se manifestando em minha vida se eu estiver em ação, tendo atitudes, colocando em prática aquilo que é a minha parte realizar. Afinal de contas, se eu realmente confio que DEUS irá agir para me abençoar, então eu não preciso ficar com medo e assim deixar de agir. Se eu decido ficar parado, isso significa que eu não confio em DEUS para me abençoar naquilo que estou indo fazer.

No versículo 6 DEUS diz a Josué: “Tu! Tu farás herdar”. Herdar significa receber uma herança. E herança é algo que foi dado a alguém. Herança não é algo que se compra. Herança é uma dádiva. Herança simplesmente se recebe. Mas aqui DEUS está dizendo a Josué. “Essa herança já te foi dada, mas ela não vai cair no seu colo. Você deve pegá-la”. Você faz a parte de receber. Eu e você devemos ter essa consciência: DEUS nos deu. Isso significa que ninguém pode nos impedir de ter aquilo que é nosso. Ninguém pode nos impedir de ter aquilo que DEUS já nos permitiu ter. Mas somos eu e você quem devemos pegar a herança. Se eu te colocar sentado em uma mesa, e te der um prato de comida bem debaixo do seu queixo, saiba que essa comida é sua. Eu te dei. Mas só vamos saber se você a recebeu, se você começar a colocar aquela comida dentro da sua boca. Caso você não faça isso, a comida irá continuar lá, você não a terá recebido e ainda assim você não poderá dizer que eu não te dei.

No versículo 7 existe uma instrução muito clara: “Esforça-te”. Seja esforçado. Se anime. DEUS ali está dizendo: Se esforce, pois tudo vai dar certo para você, porém, com um detalhe. Nessa caminhada você deve seguir as minhas instruções. Não se desvie das minhas instruções. Não é suficiente você simplesmente fazer a sua parte. Você deve sim tomar sua responsabilidade, passar a agir, caminhar para frente. Mas só terá a minha ajuda, seguindo as minhas instruções, agindo dentro das minhas regras.

Muitas pessoas pensam que após terem pedido algo para DEUS, não devem se esforçar a fim de recebê-las. Pensar assim é errado. DEUS nos fez forte para que usemos essa força que temos. A força que temos deve ser colocada em ação. Isso faz parte da nossa vida.

Enfim, no versículo 8 temos mais um ensino poderoso: Para você ter sucesso em tudo, para que você veja a prosperidade te acompanhando, tome a responsabilidade de ter as instruções dadas por DEUS sempre em mente. E mais. Pratique essas instruções. Pense sempre nessas instruções com o objetivo de praticá-las. As palavras ditas por DEUS não são simplesmente para que nos tornemos conhecedores do Seu ensino. Elas nos ensinam para que passemos a agir. DEUS está interessado em nos ensinar para que possamos agir com uma sabedoria maior do que aquela que vem da nossa própria capacidade. Toda pessoa deve agir, deve caminhar, deve prosseguir. Mas para receber as recompensas prometidas por DEUS, a pessoa deve agir utilizando as coisas que DEUS permite e se afastando das coisas que DEUS não permite. Utilizando as ferramentas da verdade, pois são essas as que DEUS nos dá. Rejeitando toda ferramenta de engano, pois certamente não nos adiantarão em nada.

DEUS prometeu aqui: Sucesso. Prosperidade. Essas coisas vêm para aquele que se torna responsável por sua parte e passa a agir. Vem para aqueles que agem de maneira correta, seguindo os bons padrões de virtude criados por DEUS.

Lembrem-se:

  • A parte de receber é minha responsabilidade.
  • É necessário colocar o pé no caminho, ou seja, é necessário caminhar para frente.
  • Tudo o que é bom já está à disposição.
  • A caminhada não é de DEUS, mas a caminhada é nossa.
  • As dificuldades NUNCA serão fortes o suficiente para nos resistir, para nos parar.
  • DEUS vai estar onde eu estiver. Se eu ficar parado, ELE vai estar lá parado junto comigo. Se eu caminhar, então ELE caminhará comigo.
  • A herança já te foi dada, mas ela não vai cair no seu colo. Você deve pegá-la.
  • Seja esforçado. Se anime.
  • Só faça alguma coisa, se puder ser feita conforme o bom padrão das instruções de DEUS.
  • Tudo que você fizer debaixo das instruções de DEUS, vai terminar em sucesso.
  • Seja responsável. Tome a sua parte da história. Não jogue para DEUS aquilo que é sua responsabilidade realizar.
  • Ninguém pode te impedir de ter aquilo que DEUS prometeu a você.  A única pessoa que pode te derrotar, é você mesmo.

 

Caminhando Para Frente!

Faça Tua Parte Que EU Te Ajudarei! É Isto Assim Mesmo?

Pontos Principais:

1º – Os Passos da CaminhadaAgir para realizar a parte que DEUS nos fez responsável.

2º – O Incentivo da Caminhada – Onde nós colocarmos nossa mão para agir, DEUS colocará a DELE para nos fazer ter sucesso!

___________________________________________________________________________________________________

Seja Social. Compartilhe este Conteúdo!

3 Comentários

  1. Diego moreira 1 de novembro de 2011

    Nossa, essa palavra é muito forte, eu estava precisando dela para agir e ficar mais alegre na presença de Deus. Glória a Deus! Faça tua parte que eu te ajudarei.

  2. Rogério 14 de dezembro de 2012

    EITA DEUS MARAVILHOSO, DEUS DE MISTÉRIO!
    ESSAS PALAVRAS SÃO ABENCOADAS.
    GLORIA A DEUS! MUITO OBRIGADO POR ESTAS PALAVRAS!!

  3. ALDERY DA SILVA MARINHO 6 de janeiro de 2014

    Essa foi mais uma aula de vida. Cada mensagem desta eu cresço cada vez mais espiritualmente. Muito obrigado por publicar essa mensagem. Que Deus continue te dando sabedoria e que você possa sempre estar passando para todos nós!

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>